Foto: Vinicius Becker (Diário)
A liberação do primeiro trecho de 2 quilômetros da nova perimetral Leste-Sul, em Santa Maria, prevista inicialmente para agosto, foi adiada e deve ocorrer apenas em setembro. O motivo é um impasse na remoção de uma rede de energia elétrica pela RGE, serviço considerado essencial para a segurança da via.
A obra, um investimento de R$ 30 milhões, está praticamente concluída, com asfalto, ciclovia, calçadas e iluminação finalizados. No entanto, a via só poderá ser aberta ao tráfego após o deslocamento de postes e a adequação da rede de baixa e média tensão no trevo de acesso à Estrada de Pains.
O que dizem a RGE e a Prefeitura

Em nota, a RGE informou que a obra de deslocamento da rede, que tem uma extensão de 400 metros, é de alta complexidade e será executada no mês de setembro, dentro dos prazos regulatórios.
A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, confirmou a informação.
"A empresa de energia ainda não realizou o serviço que envolve as linhas de alta tensão. Por isso, a liberação dos dois quilômetros da Perimetral Sul-Leste deve ocorrer em setembro ou quando o serviço for concluído", informou a pasta.
Próximos passos

Enquanto aguarda a conclusão do primeiro trecho, a prefeitura planeja licitar ainda este ano a construção dos 4 quilômetros restantes da perimetral, que no futuro ligará a Faixa Nova de Camobi à BR-392. A expectativa é que a obra completa, financiada em grande parte com recursos do contrato da Corsan/Aegea, fique pronta no final de 2027.
NOTA RGE
A RGE informa que a referida obra está dentro dos prazos regulatórios e, por conta do alto nível de complexidade, será executada no mês de setembro. A obra trata-se de um deslocamento de rede, na qual a empresa fará o deslocamento de postes existentes e instalará novas estruturas em uma extensão de 400 metros. O objetivo é adequar a rede de baixa e média tensão à altura padrão, possibilitando a liberação do trecho.
NOTA PREFEITURA
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, informa que a empresa de energia ainda não realizou o serviço que envolve as linhas de alta tensão.
Por isso, a liberação dos dois quilômetros da Perimetral Sul-Leste deve ocorrer em setembro ou quando o serviço for concluído.